Tema do Debate

O poder de influência dos blogs de turismo na decisão final dos viajantes.

Prezados, entre os próximos dias 13 e 18 de março de 2012 acontecerá o segundo #BlogTurFoz, evento de turismo que reunirá 14 blogueiros de várias regiões do Brasil na cidade de Foz do Iguaçu-PR, onde eles poderão desfrutar  do melhor que esta terra tem a oferecer: debater sobre temas pertinentes ao setor de turismo, realizar visitas técnicas, explorar  as belezas da região das três fronteiras e compartilhar informações sobre as experiências adquiridas blogando sobre viagens. Através de ações como essas é possível observar a importância das mídias sociais e dos blogs como agentes fundamentais no processo de estímulo ao turismo, formação de opinião e assimilação de público alvo.

O segundo #BlogTurFoz é um evento de iniciativa e realização do blogueiro Maurício Oliveira (@aventureiros) do Trilhas e Aventuras em uma parceria brilhante com a Loumar Turismo (@loumartur), Hotel Bella Itália (@bellaitaliafoz) , Itaipu Binacional (@turismoitaipu) e Gol Linhas Aéreas (@VoeGolOficial).

Durante estes seis dias os 14 blogueiros terão a oportunidade de interagir com as maravilhas existentes nos arredores de Foz do Iguaçu – no roteiro estão inclusos passeios aos dois lados das Cataratas, visita à Usina de Itaipu, tours guiados aos países vizinhos e muito mais. A Loumar Turismo preparou uma programação realmente de tirar o fôlego!  O Hotel Bella Itália será a casa dos blogueiros durante esses 5 dias. A transportadora oficial que reunirá todos em Foz será a Gol Linhas Aéreas pelo segundo ano consecutivo. Uma parceria já estabilizada que tem noção da importância de eventos como esse para o aquecimento comercial, formada principalmente por entidades conhecidas por incentivar, esclarecer e dar suporte a agentes, instituições e empresas responsáveis por mover o turismo nacional adiante.

O blogueiro tem um relacionamento fiel com seus visitantes

O blogueiro tem um relacionamento fiel com seus visitantes

Há tempos deu-se início na internet mundial uma grande revolução, que agiria lenta e  silenciosamente, mas que alastraria com uma intensidade anormal. Pessoas comuns, começaram a registrar domínios com intuito único de manter verdadeiros diários virtuais. Os blogs, e o ato de blogar, são tão antigos quanto a própria história da internet. Um dos primeiros blogs surgiu na segunda metade da década de 90, seu proprietário era ninguém menos que Tim Berners-Lee, o então “criador” da internet. Ainda naquele tempo ele publicou o seu “What’s new ?”, com a inocente intenção de divulgar suas próprias novidades. Neste momento ele entrava para a história novamente, iniciando uma era de veículos de comunicação totalmente independentes – os blogs pessoais.

É fácil perceber que Berners-Lee não buscava revolucionar sua época ao publicar um espaço virtual totalmente pessoal. Tão pouco seria capaz de prever que essa mesma revolução seria tão eminente na vida das pessoas comuns do século XXI, a ponto de proclamar uma gigantesca reviravolta na forma em que utilizaríamos a tão sonhada internet acessível dos dias atuais. Hoje, apenas alguns anos depois, já podemos perceber que essas páginas pessoais, ou blogs,  deixaram de funcionar deliberadamente como meros diários eletrônicos, passando a se transformar tão profissionalmente em agentes embasadores da opinião pública, perspicazes ferramentas influenciadoras do poder de decisão de seus visitantes no ato de uma compra, como um simples exemplo.

A liberdade de expressão atrelada à realidade pessoal dos blogs proporcionou o surgimento de novos veículos de comunicação, cada qual especializado em seu nicho de ação, com sua audiência fiél. Hoje obtemos a constatação da maravilhosa execução dessa tal liberdade expressa em textos, vídeos, fotos e mídias das mais variadas, populando completamente os conteúdos de uma infinidade de diários virtuais, internet a fora.

Voltando nosso foco aos blogs especializados em turismo, é fácil detectar como essas ferramentas têm uma facilidade tremenda de fazer seus visitantes viajarem, e isso nos dois ambíguos extremos dessa palavra – as pessoas viajam nos sonhos de poder estar nos lugares descritos tão ricamente pelos blogs, realizar experiências que até então talvés nunca seriam capazes, conhecendo lugares fantásticos em seu imaginário enquanto absorvem ao máxima a informação compartilhada por pessoas tão comuns quanto elas mesmas, mas que optaram por vivenciar e compartilhar as oportunidades e desafios propostos pelos destinos escolhidos. Esses mesmos visitantes vão sempre além desta viagem imáginaria. Eles são categoricamente inspirados a optar por isso – a viver sentimentos como os descritos pelas páginas desses diários virtuais de viagens.

Quando viajamos pelas linhas descritas nos blogs de viagens não temos fronteiras!

Podemos visitar o Brasil e em poucos cliques chegar a conhecer um pouco mais sobre destinos na Ásia, África ou Europa. É fácil obter sentimentos de emoção e prazer, sentir a adrenalina tomar conta do seu corpo enquanto seus olhos consomem as informações tão carinhosamente vividas e descritas nas páginas destes especialistas em viagens. Tomar alguns minutos do dia para apreciar belas conteúdos e interagir com pessoas que já visitaram um destino que você tanto sonha em conhecer pode ser uma experiência que fatalmente se transformará em rotina nos seus dias surfando pela web.

Fontes de conteúdo com total credibilidade, os blogs de turismo não parecem parar por aí. Dia após dia surgem novas ações na internet e mais “pessoas comuns” começam a compartilhar das suas próprias experiências. Com isso podemos contemplar um cenário único na blogosfera mundial – os conteúdos exclusivos e de alta qualidade promovidos por esses canais de comunicação são fontes transparentes e não tendenciosas de fatos verídicos ocorridos no decorrer de uma viagem. Sendo assim, podemos creditar um vínculo de confiabilidade entre leitor e blogueiro, que constrói os alicerces da opinião na hora de decidir pelos serviços que serão adquiridos nas próximas viagens dessas pessoas, tão comuns quanto nós mesmos.

Pilares da Nova Influência na Internet

Pilares da Nova Influência na Internet

É fácil construir a viagem perfeita totalmente se inspirando nos conteúdos encontrados internet a fora. Roteiros são montados nas listagens de comentários dos posts mais famosos sobre os destinos em questão. Refeições são devoradas e compartilhadas depois foto a foto, com sal, limão e pimenta nas galerias de fotos! Até a melhor sobremesa das redondezas pode ser facilmente conhecida com alguns cliques nos motores de busca ou nas redes sociais. Hoje contemplamos a magnitude proporcionada entre a mescla de um mundo cem por cento real com a praticidade das páginas dos blogs de turismo que nascem e crescem informando e influenciando todo um ciclo de viajantes.

Com uma velocidade impossível de acompanhar, as mídias tradicionais se veem obrigadas a realizar uma profunda análise em seu meio natural de atuação, hoje os blogs disseminam informação de alto nível a custo zero. As referências na internet, nos blogs, nas redes sociais, foruns e comentários se multiplicam com tamanha facilidade a ponto de se transformar em ameaça ao tradicionalismo da tv, rádio, jornais e revistas em geral.

Assim como esses veículos vêem se estabelecendo como líderes nesse mercado tão influente, observa-se facilmente uma constante mudança no comportamento de compra dos visitantes que absorvem constentemente informações através dos blogs – eles estão mais criteriosos, buscam por maior qualidade com custos mais justos e acessíveis, querem o melhor pagando pouco, não se deixam levar por falsas propostas e conhecem muito sobre seus objetivos.

Ciclo de Influência de compra dos Blogs

Ciclo de Influência de compra dos Blogs

Cabe às empresas atuantes no segmento do turismo ater a visão nessas novas ferramentas de disceminação da informação. Apoiar iniciativas como essas podem ser fundamentais para uma política de marketing com absoluto sucesso. Os gigantes da aviação, hotelaria, gastronomia, ecoturismo, entretenimento e tantas outras áreas de atuação saem na frente em seu nicho comercial por prestar suporte e apoio, patrocinando, promovendo e divulgando os conteúdos de tantas “pessoas comuns” que se submetem a ser profissionais naquilo que fazem. Mesmo sem os devidos recursos financeiros para trilhar o sucesso, os blogs de viagem se mantêm vivos, unidos e estão aí para trilhar um futuro promissor, e de muito sucesso.

______

Este post foi escrito por Luiz Jr. Fernandes, editor do Blog Boa Viagem e participante do 2º #BlogTurFoz.